todos os fatos, novidades e destemperamentos que eu queria comentar com mais de 5 pessoas mas tive preguiça de ligar.

4.5.09

IRPF 2009

É... saí da categoria "isentos". Não posso mais digitar meu cpf e me preocupar só com onde guardar aquele recibinho. Há uns dias atrás preenchi os formulários horrorosos do imposto de renda. Xinguei o tutorial, o governo, a fazenda e todos os envolvidos. E a saída foi nerdemente reunir todos os conhecimentos bancários/econômicos que minha cabeça por ventura já tenha abrigado. Durante, continuei reclamando da fonte pequena e do programa feio. Sério que eles acham que todo mundo entende o que são "rendimentos não tributáveis"?

Fora o sentimento "burrice", surge o "como se dar de bem?", tipo uma pilantragem legal mesmo. Algumas coisas me ocorreram:
a) por que não deixar pro último dia, uma vez que a restituição vem com juros?
b) idas a shows internacionais podem constar como "incentivo à cultura"? E entrada de cinema?
c) natação pode constar como "incentivo ao desporte"?
d) depreciar o valor do meu carro vai me ajudar em alguma coisa?
e) no dia 30/12/2009 vou rapar minha conta. vai ser muito divertido ano que vem eu escrever "saldo em 31/12 = 0")
f) graças àquela fanfarra estadunidense de 2008 minhas ações renderam ZERO e não tive nem que falar que elas existiram. *puf*. virou nada.

Mas pronto. Passou. Cumpri meu dever cidadão-cívico-legal para com a República Federativa. Achei bonitinho que no final ele me avisou "se vc fizer a declaração completa vai se dar menos mal". Sincero, né?

Agora já dá pra voltar a reclamar de boca cheia do seguro milionário que eu tenho que pagar pq o trânsito não funciona, das verbas indenizatórias que eu não recebo, do meu salário que não aumenta, da cassi que eu tenho que pagar pq o posto de saúde não funciona, etc, etc, etc...

Um comentário:

thayssa disse...

clara... EXCELENTE!