todos os fatos, novidades e destemperamentos que eu queria comentar com mais de 5 pessoas mas tive preguiça de ligar.

7.4.10

fisiologias e compulsões

Perdoem-me os psicólogos e médicos e todos que passam a vida estudando e criando dúvidas e chegando à conclusões. Mas no meu entendimento, a relação corpo-mente acontece da seguinte forma, muito simples: o corpo faz demandas, que são rapidamente avaliadas pelo cérebro e se for o caso, o corpo pode atendê-las e todos terminam felizes. Basicamentee o corpo é um pidão e o cérebro um regulão, mantidas as condições normais de temperatura e ócio, é isso. Relativamente simples.

Quando acontece de o cérebro perder o respeito com o corpo por uma razão qualquer, ele passa a ser pulado nesse processo decisório. Quando o corpo fala diretamente com o corpo e eles se resolvem sozinhos, vualá, temos as compulsões.

O estômago pede comidagorduracomidaaçúcar insistentemente e pá, a boca e as mãos obedecem.

O pulmão pede cigarrofumaçacigarrofumaça e prontamente o indivíduo imbica um cigarro, sem menor avaliação moral e/ou racional.

Pode acontecer também do cérebro perder o respeito consigo mesmo, e passar a demandar coisas estranhas e aparentemente sem finalidade de satisfação química. Como exemplo tem o roer de unhas e o estalar de dedos.

Enquanto invento essa história, me pergunto por que diabos o meu cérebro não veta meu estômago, que insiste em pedir pra minha mão o vigésimo pedaço de queijo e é atendido, em total desprezo à sua capacidade física e noção de suficiência.

Nenhum comentário: